Como é feito o teste de sexagem?
É coletado sangue venoso materno, como em um exame de sangue convencional, e busca-se uma região de DNA específica do sexo masculino. Se ela for encontrada temos um menino, do contrário, uma menina. O exame é muito seguro e não oferece riscos ao bebê!
A partir de quando é possível saber o sexo?
A partir da 8° semana de gravidez já é possível saber o sexo do bebê com 99% de certeza. Esta probabilidade vai aumentando conforme a idade gestacional, ou seja, quanto maior o número de semanas de gestação maior a certeza do resultado.
Como sei de quantas semanas estou grávida?
Com a utilização da calculadora de gravidez (primeira página do site da CRMédica), você pode estimar a idade gestacional. A idade gestacional é calculada a partir do 1° dia da última menstruação. Recomenda-se a realização do teste de sexagem fetal somente após a 8° semana de gestação.
O resultado do teste é seguro?
Sim, a partir da 8º semana de gestação, a precisão do teste é de 99%. Esta probabilidade conforme o decorrer da gestação vai aumentando, ou seja, quanto maior o número de semanas, maior a chance de acerto. Nas situações onde o resultado do exame de sexagem fetal divergir de forma comprovada do sexo real do bebê, a cliente poderá solicitar sem nenhuma burocracia o estorno integral do valor pago.
Quanto tempo demora para o resultado ficar pronto?
O prazo normal para o resultado do exame de Sexagem Fetal é de até 7 dias úteis.
Sexagem fetal: conheça mais
O exame de sexagem fetal foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas pelo cientista chinês Yuk-Ming Dennis Lo, que identificou a presença de fragmentos de DNA fetal circulantes no plasma que compõe o sangue materno¹, os quais passam através da placenta para a corrente sanguínea da gestante.
Por meio desses fragmentos de DNA fetal no plasma sanguíneo materno a ser analisado no exame de sexagem fetal, é possível detectar a presença – ou ausência – da região SRY² (responsável pelo desenvolvimento de genitais em um feto do sexo masculino) no cromossomo Y, característico de indivíduos do sexo masculino.
A presença deste fragmento identifica o desenvolvimento de um feto do sexo masculino, enquanto a sua ausência identifica o provável desenvolvimento de um feto do sexo feminino.
Considerando que a quantidade de fragmentos de DNA fetal tende a aumentar conforme a gestação avança, torna-se possível obter resultados mais assertivos no exame de sexagem fetal a partir da 8ª semana de gestação³ (alcançando, a partir desse período, precisão superior a 99%).
Sexagem fetal: por que fazer?
O exame de sexagem fetal possibilita que você descubra o sexo do seu bebê através de um processo pouco invasivo, com precisão superior a 99%4 já a partir da 8ª semana de gestação. Este exame, em comparação com o ultrassom, oferece um resultado preciso com bastante antecedência, visto que o ultrassom é um exame com precisão de apenas 72% ainda na 11ª semana de gestação.
Portanto, ao contar com o auxílio do exame de sexagem fetal, você pode descobrir o sexo do bebê antes mesmo de realizar o primeiro ultrassom.
Exame de sexagem fetal: fatores que podem interferir no resultado
Assim como em qualquer outro exame, há diversos fatores que podem aumentar as chances de resultado divergente. Dentre esses fatores estão:
- Baixa quantidade de fragmentos de DNA fetal disponível no sangue materno;
- Situações de mosaicismo, nas quais células geneticamente diferentes coexistem no feto;
- Gestação de gêmeos fraternos, em que a ausência do cromossomo Y pode concluir que ambos os fetos são do sexo feminino, mas a presença do cromossomo Y não conclui se ambos ou apenas um dos fetos é do sexo masculino.
- Vale lembrar que gestações anteriores não interferem no resultado do exame, uma vez que o DNA fetal circulante é rapidamente depurado da circulação materna após o parto.
Sexagem fetal e outros exames: conte com a CRMédica
Além da Sexagem Fetal, existem diversos outros exames que podem ser realizados antes e durante a gestação para você acompanhar a saúde e o desenvolvimento do seu bebê, como o exame Pré-concepcional e o exame de Síndromes Genéticas. Conheça as opções disponíveis e realize seus exames com quem é especialista no assunto.
Conheça outros exames genéticos disponíveis para o bem-estar do seu bebê