Ultrassom das Mamas

A ecografia não usa radiação e não apresenta efeitos colaterais. Durante a realização do ultrassom, o paciente é posicionado em uma maca próxima ao equipamento e ao médico e um gel é aplicado sob a superfície da região que será observada, para permitir que um transdutor (parte do equipamento) transmita ondas sonoras até essa área, que serão convertidas pelo sistema de ultrassom e produzirão as imagens do local, observadas pelo médico em tempo real.

A produção de imagens é baseada nos mesmos princípios envolvidos no sonar utilizado por morcegos e submarinos. Quando a onda sonora encontra um objeto, ela volta, dando eco e assim é obtida a imagem.  A ultrassonografia mamária utiliza transdutores de alta frequência, (maior que 7,5 MHz) e que o médico examinador seja experiente, pois sua interpretação depende muito destes fatores. A ultrassonografia mamária é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de lesões e para a realização de biópsias com agulhas.
O exame pode ser feito em qualquer idade e em qualquer fase do ciclo menstrual.

Saiba mais sobre o exame

Como é realizado o exame:

A paciente retira casaco, blusa e sutiã para o exame de ultrassonografia das Mamas.  A paciente se posiciona deitada com a barriga para cima e as mãos atras da nuca.  As mamas permanecem cobertas por um pano antes do exame.  Durante o exame o médico aplica o gel na região a ser observada e se necessário a pedido do médico examinador a paciente poderá virar de lado. A sonda será manipulada por toda a mama, mais de uma vez, pelo médico que normalmente complementa o exame com um questionário clinico para melhorar seu diagnóstico. O exame é descritivo, com fotos para documentação e normalmente não há necessidade de preparo.

A duração deste ultrassom depende muito do profissional e da doença a ser pesquisada.

É indolor e não causa incômodos.

Quem realiza a ultrassonografia, independentemente do local analisado, não precisa ficar de repouso em nenhum caso e pode voltar para as suas atividades normalmente, no mesmo dia, pois o exame não necessita de maiores cuidados após sua realização.

Indicações:

As indicações do exame de Ultrassonografia das Mamas são para detectar doenças como: nódulos, cistos, ginecomastia, abcessos, câncer, etc.

Esse exame mudou muito a capacidade de avaliar as mamas, podendo ser utilizado em homens e mulheres. É mais efetivo em pacientes jovens e como complemento da mamografia.

A Ultrassonografia das Mamas não substitui a Mamografia.

Contraindicações:

Não há contraindicações sobre quem pode ou não fazer a ultrassonografia.

Preparo para o exame:

O exame não necessita de preparo específico.

Importante:

  1. Todo exame deverá ser avaliado pelo médico solicitante ou por médico especialista da área.
  2. O exame de diagnóstico por imagem é um Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento (SADT), sendo a sua conclusão apenas auxiliar no diagnóstico definitivo em estudo.
  3. Não realize exames sem a solicitação de um médico, assim você irá evitar desperdício de tempo, dinheiro e desconforto físico desnecessário.
  4. Realize seus exames em clinicas de credibilidade comprovada, com médicos que possuam títulos de especialistas reconhecidos nas respectivas associações médicas.
  5. Exame com exposição do corpo, usar ou trazer roupas adequadas que facilitarão a exposição da área avaliada.
  6. Chegar com 30 minutos de antecedência.
  7. Trazer documento com foto, cartão do convênio, pedido médico e guia autorizada pelo convênio.
  8. Pacientes menores de 18 anos ou maiores que 65 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal, que deverá permanecer no local até o final do exame.
  9. Trazer exames anteriores da mama que descrevem a alteração a ser marcada (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e resultados de biópsias) incluindo as imagens (se houver), os quais são muito importantes para a correlação.
  10. Pacientes Renais Crônicos (Realizando Hemodiálise)/Pacientes com Insuficiência Cardíaca Grave (Com orientação médica para a restrição de Ingestão de água): Respeitar a orientação do médico solicitante, porém deverá comunicar ao médico realizante do exame sobre a sua condição clinica e estar ciente que a repleção inadequada poderá limitar o resultado do exame.