Ultrassom Pélvico Transvaginal

A ecografia não usa radiação e não apresenta efeitos colaterais. Durante a realização do ultrassom, o paciente é posicionado em uma maca próxima ao equipamento e ao médico e um gel é aplicado sob um transdutor (parte do equipamento) para que este transmita ondas sonoras até essa área, que serão convertidas pelo sistema de ultrassom e produzirão as imagens do local, observadas pelo médico em tempo real.

O exame de Ultrassonografia Transvaginal (USG TV)  ou Endovaginal é um exame utilizado para a avaliação dos órgãos da pelve, podendo ser complemento do exame de Ultrassonografia Pélvica  abdominal (USG P). Como o fundo da vagina fica mais próximo dos órgãos genitais internos, ele permite um melhor contato e possibilita avaliá-los com maior precisão, o que não acontece com o exame de USG Pelvico.

O USG TV é feito com uma sonda especial de alta frequência, que é envolta com preservativo para proteger a mulher e evitar contaminações.

O exame pode ser feito em qualquer fase do ciclo menstrual.

 

Saiba mais sobre o exame:

Como é realizado o exame:

A paciente esvazia a bexiga e vem para o exame de ultrassonografia transvaginal. A paciente se posiciona com as pernas entreabertas e com a nádega mais elevada por um travesseiro ou realizará a elevação das nádegas durante o exame, se necessário, a pedido do médico examinador. A sonda com o preservativo e lubrificante é introduzida na vagina. O médico deve manipular a sonda e, às vezes, o abdome para avaliar principalmente o útero e ovários. O exame é descritivo, com fotos para documentação e normalmente não há necessidade de preparo.

A duração deste ultrassom depende muito do profissional e da doença a ser pesquisada.

O exame costuma ser indolor, porém poderá causar incômodo em pacientes mais tensas ou com patologias específicas.

Quem realiza a ultrassonografia, independentemente do local analisado, não precisa ficar de repouso em nenhum caso e pode voltar para as suas atividades normalmente, no mesmo dia, pois o exame não necessita de maiores cuidados após sua realização.

Indicações:

As indicações do exame de Ultrassonografia Transvaginal são para detectar doenças na região pélvica como: pólipos endometriais (dentro da cavidade do útero), miomas, gravidez (dentro ou fora da cavidade do útero), cistos, tumores de ovários etc.

Esse exame mudou muito a capacidade de avaliar os órgãos pélvicos na mulher, permitindo que o médico tome decisões mais assertivas.

Contraindicações:

As contraindicações do exame de ultrassom transvaginal são para as mulheres que não tiveram relações sexuais ou que tenham problemas em introduzir e/ou manipular algo na vagina.

Preparo para o exame:

O exame não necessita de preparo específico.

Importante:

  1. Todo exame deverá ser avaliado pelo médico solicitante ou por médico especialista da área.
  2. O exame de diagnóstico por imagem é um Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento (SADT), sendo a sua conclusão apenas auxiliar no diagnóstico definitivo em estudo.
  3. Não realize exames sem a solicitação de um médico, assim você irá evitar desperdício de tempo, dinheiro e desconforto físico desnecessário.
  4. Realize seus exames em clinicas de credibilidade comprovada, com médicos que possuam títulos de especialistas reconhecidos nas respectivas associações médicas.
  5. Exame com exposição do corpo, usar ou trazer roupas adequadas que facilitarão a exposição da área avaliada.
  6. Chegar com 30 minutos de antecedência.
  7. Trazer documento com foto, cartão do convênio, pedido médico e guia autorizada pelo convênio.
  8. Pacientes menores de 18 anos ou maiores que 65 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal, que deverá permanecer no local até o final do exame.
  9. Trazer exames anteriores da região a ser estudada que descrevem a alteração a ser marcada, incluindo as imagens (se houver), os quais são muito importantes para a correlação.
  10. Pacientes Renais Crônicos (Realizando Hemodiálise)/Pacientes com Insuficiência Cardíaca Grave (Com orientação médica para a restrição de Ingestão de água): Respeitar a orientação do médico solicitante, porém deverá comunicar ao médico realizante do exame sobre a sua condição clinica e estar ciente que a repleção inadequada poderá limitar o resultado do exame.
     
Fechar Menu
WhatsApp WhatsApp