Clínica Médica de Diagnóstico por Imagem e consultas no Guarujá
A ecografia não usa radiação e não apresenta efeitos colaterais. Durante a realização do ultrassom, o paciente é posicionado em uma maca próxima ao equipamento e ao médico e um gel é aplicado sob a superfície da região que será observada, para permitir que um transdutor (parte do equipamento) transmita ondas sonoras até essa área, que serão convertidas pelo sistema de ultrassom e produzirão as imagens do local, observadas pelo médico em tempo real.
A produção de imagens é baseada nos mesmos princípios envolvidos no sonar utilizado por morcegos e submarinos. Quando a onda sonora encontra um objeto, ela volta, dando eco e assim é obtida a imagem. A ultrassonografia da Próstata Transretal, utiliza transdutores de alta frequência, (maior que 7,5 MHz) e que o médico examinador seja experiente, pois sua interpretação depende muito destes fatores. A ultrassonografia da Próstata Transretal se beneficia da menor distância entre o transdutor e a próstata, o que facilita a perfeita visualização, identificação e caracterização das alterações e/ou lesões que possam ocorrer nessa região. É utilizada no diagnóstico e acompanhamento de lesões das estruturas localizadas na região pélvica. Os órgãos estudados são: próstata, vesículas seminais e bexiga.
O exame é realizado em homens normalmente acima dos 40 anos de idade.
O exame de Ultrassonografia da Próstata é realizado em três partes. Na primeira o paciente abaixa a roupa na região da pelve e se posiciona deitado com a barriga para cima. Durante o exame o médico aplica o gel na região a ser observada. A sonda será manipulada pela região da pelve, mais de uma vez, pelo médico que poderá parar sobre algumas áreas específicas. Após esta primeira parte o paciente é orientado a esvaziar a bexiga para a realização da segunda parte, na qual o paciente retorna a sala de exame na posição inicial e será avaliado o resíduo pós miccional. Após esta avaliação a terceira parte do exame se inicia com o paciente orientado para assumir a posição deitado de lado esquerdo, sendo este orientado sobre o exame e a seguir é introduzida a sonda (com preservativo e gel) pelo anus para o estudo da Próstata Transretal. O exame será complementado com um questionário clinico para melhorar seu diagnóstico. O exame é descritivo, com fotos para documentação e normalmente há necessidade de preparo.
A duração deste ultrassom depende muito do profissional e da doença a ser pesquisada.
É indolor e não causa incômodos.
Quem realiza a ultrassonografia, independentemente do local analisado, não precisa ficar de repouso em nenhum caso e pode voltar para as suas atividades normalmente, no mesmo dia, pois o exame não necessita de maiores cuidados após sua realização.
As indicações do exame de Ultrassonografia da Póstata são para detectar doenças como: aumento do volume, nódulos câncer, etc.
Não há contraindicações sobre quem pode ou não fazer a ultrassonografia.
Para a realização deste exame é necessário estar de bexiga cheia. Portanto, 1 hora antes do exame, tome de 4 a 5 copos de água;
– Caso o desconforto da espera com bexiga cheia seja muito grande, o paciente pode urinar parte do volume contido em sua bexiga.
– Durante o exame será solicitado ao paciente que esvazie a bexiga no banheiro para realizar o ultrasom também com a bexiga vazia.
– Caso o paciente precise fazer outros exames que necessitem jejum (como ultrasom de abdomen), permaneça em jejum. Mas o exame de ultrasom de próstata em si não necessita jejum alimentar.
– Caso precise colher urina para outros exames, o paciente poderá coletar a urina após ou durante o ultrassom, assim sendo, informe a equipe médica do exame de urina.
= Na véspera do exame colocar um supositório de glicerina via retal (caso não faça efeito, aplicar novamente no dia do exame pela manhã).
– Não há necessidade da suspensão de medicações, contanto que sejam tomadas com água.