Clínica Médica de Diagnóstico por Imagem e consultas no Guarujá
A ecografia não usa radiação e não apresenta efeitos colaterais. Durante a realização do ultrassom, o paciente é posicionado em uma maca próxima ao equipamento e ao médico e um gel é aplicado sob a superfície da região que será observada, para permitir que um transdutor (parte do equipamento) transmita ondas sonoras até essa área, que serão convertidas pelo sistema de ultrassom e produzirão as imagens do local, observadas pelo médico em tempo real.
A produção de imagens é baseada nos mesmos princípios envolvidos no sonar utilizado por morcegos e submarinos. Quando a onda sonora encontra um objeto, ela volta, dando eco e assim é obtida a imagem. A ultrassonografia Obstétrica com Perfil Biofísico Fetal (PBF) utiliza transdutores de alta frequência, (maior que 5,0 MHz) e que o médico examinador seja experiente, pois sua interpretação depende muito destes fatores. A ultrassonografia Obstétrica com Perfil Biofísico Fetal (PBF) é um exame ultrassonográfico solicitado pelo obstetra geralmente no terceiro trimestre de gravidez (a partir de 34 semanas). O exame nos permite avaliar o bem-estar do bebê, relacionado à oxigenação do sistema nervoso central do feto.
São avaliados alguns parâmetros como volume do líquido amniótico, movimento respiratório fetal, movimento fetal e tônus fetal. Para cada variável analisada do PBF atribuímos notas que no final auxiliarão no diagnóstico precoce de sofrimento fetal.
Este exame é indicado em casos específicos, principalmente nas gestações de alto risco que cursam com diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia.
A paciente retira a roupa na região do abdome para o exame de ultrassonografia Gestacional. A paciente se posiciona deitada com a barriga para cima e as mãos atras da nuca. Durante o exame o médico aplica o gel na região a ser observada e se necessário a pedido do médico examinador a paciente poderá virar de lado. A sonda será manipulada pela porção do abdome, mais de uma vez, pelo médico que poderá parar sobre algumas áreas específicas. O exame de Perfil Biofísico Fetal (PBF) é um complemento do Ultrassom Obstétrico. Neste exame serão Avaliados 04 quesitos: movimentação fetal, tônus fetal, movimentos respiratórios fetais e quantidade de líquido amniótico. Para cada item avaliado será dada uma nota que varia de 0 a 2. A depender da nota teremos uma avaliação sobre o bem estar do feto em relação a sua oxigenação em seu sistema nervoso central, sendo este dado de grande importância para a conduta do médico assistente. O exame será complementado com um questionário clinico para melhorar seu diagnóstico. O exame é descritivo, com fotos para documentação e normalmente não há necessidade de preparo. A duração deste ultrassom depende muito do profissional e das condições do feto. É indolor e não causa incômodos. Quem realiza a ultrassonografia, independentemente do local analisado, não precisa ficar de repouso em nenhum caso e pode voltar para as suas atividades normalmente, no mesmo dia, pois o exame não necessita de maiores cuidados após sua realização.
As indicações do exame de Ultrassonografia Gestacional com Perfil Biofísico Fetal são para verificar o bem estar fetal em relação a oxigenação no sistema nervoso central.
Não há contraindicações sobre quem pode ou não fazer a ultrassonografia.
– Não há preparo
– Caso a paciente precise fazer outros exames que necessitem jejum (como ultrassom de abdôme), permaneça em jejum. Mas o exame de ultrassom obstétrico com perfil biofísico fetal em si não necessita jejum alimentar.
• Não há necessidade da suspensão de medicações, contanto que sejam tomadas com água.