Tomografia Computadorizada

Tomografia computadorizada (TC) é um exame de imagem, não invasivo, indolor que combina equipamentos especiais de raios X com computadores programados para produzir imagens dos órgãos internos.  De uma maneira bem simplista seria como um Raio – X que enxerga 360 graus.

As imagens mostram secções transversais da área estudada, como se o corpo fosse cortado em fatias para expor todos os órgãos da região, estas imagens são chamadas de tomos. A técnica costuma ser comparada ao pão de forma: quando as fatias de imagem são reagrupadas pelo software de computador, o resultado é uma visão muito detalhada e multidimensional dos órgãos internos. As fatias ou cortes podem chegar à espessura mínima de 0,6 mm. 

É um exame rápido e costuma ser bem tolerado por todos os pacientes.  A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, que é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto durante o exame para facilitar a visualização de certas partes do corpo.

A Tomografia Computadorizada é muito útil para o estudo de todas as partes do corpo, sendo um bom método de imagem para o diagnóstico de tumores de pulmão, pleura, mediastino (a região que fica entre os dois pulmões), cérebro, ossos, fígado, vias biliares, pâncreas, rim, útero e ovários.

Vantagens do exame

Fechar Menu
WhatsApp WhatsApp